Carta a Stephen Hawking | 28Fev2011 16:50:50

Stephen_Hawking.png

Apareceu nas notícias esta semana Stephen Hawking, um cientista brilhante e com ar simpático a dizer que “A raça humana tem que colonizar o espaço nos próximos dois séculos ou extingir-se-.” Ele menciona a possibilidade de uma guerra nuclear e do aumento da população como razões para deixarmos o planeta.

A pergunta lógica que devemos colocar é: se formos para o espaço, para onde podemos ir? Esta pergunta, com o nível tecnológico actual, limita-nos ao nosso sistema solar, onde apenas a lua e Marte podem oferecer um local onde tomarmos refúgio, mas ambos são incrivelmente hostis à vida, e carentes de muitos dos minerais que necessitaríamos para recrear as condições aqui existentes.

Por outro lado os humanos podem construir “hotéis” em órbita e preservar alguns poucos milhares dessa forma, mas estes seriam extremamente dispendiosos e limitados na capacidade de alojamento.

Ou poderíamos deslocarmo-nos como ciganos, para longe do sol, em cápsulas metálicas gigantes, auto-suficientes, mas a sobrevivência no espao não é algo fácil. Pode acabar sendo uma questo de privação, fome, extremos ambientai
s, qualidade de vida drasticamente reduzida, perigosa falta de higiene, e por aí adiante, para os infortunados humanos que o tentarem. Da forma que eu vejo, dentro do nosso sistema solar a Terra é  o único e melhor local para nós. Para além do nosso sistema solar seria necessário viajarmos milhares de anos só para alcançar a estrela mais próxima e outros milhares para a estrela seguinte, sem a garantia de encontrar um lugar seguro para aterrar. Até agora nenhum sistema extra-solar revelou algum planeta que se assemelhe à terra e penso que nunca o fará, pelo que estamos encurralados, por assim dizer, neste planeta.

Uma alternativa a fugir deste planeta ficar aqui e tirar o máximo partido dele, mas se o fizermos ficaremos presos à natureza humana, exactamente aquilo que o Sr. Hawking pensa ser a causa da nossa necessidade de abalarmos. A natureza humana, ou o monstro dentro de nós, a origem das guerras, poluição, crueldade e todos os outros males que fazem com que a humanidade seja uma bagunça intolerável. Fugir da terra nunca irá resolver isso – apenas irá exportá-la.

Com sinceros cumprimentos
Richard Gunther

12 de Agosto de 2010

http://mightymag.org/2010/08/page/4/





Partilhar:

Artigos Relacionados
Comentários

Por: Renato Marques Coelho | 26Mar2012 18:23:31

O autor deste texto escreveu: "...apenas a lua e Marte podem oferecer um local onde tomarmos refúgio, mas ambos os planetas são incrivelmente hostis à vida..."
Eu gostaria de saber desde quando a Lua, passou de satélite natural da Terra, para a condição de planeta ???
E essa pessoa se acha na posição de argumentar com Stephen Hawking ...

Nome:
Endereço de email (não será publicado):
comentários:

Notícias

noticiasoferta.png

Procura
Criação Vs Evolução


Introdução           
Origem do universo
Origem da vida
Origem do homem 
Datações
O mundo não pode ter M de anos
Catástrofe e não processos lentos
Coluna geológica
Não é preciso M de anos      
Afinal era mentira...   
         
Bibliografia


Fruto Eterno

 

Mapa de tráfego
Contacto

correio.jpg

©2017, BlogTok.com | Plataforma xSite. Tecnologia Nacional